top of page
_3.png

Estação de Tratamento de Água (ETA) Vargem Grande

De onde vem à água que sai de nossas torneiras?

Saber a origem da água que consumimos em casa é uma das maneiras mais educativas de trabalharmos sobre a temática da água, um bem tão precioso e que é a base da vida que conhecemos.

As Estações de Tratamento de Água (ETAs) são locais que armazenam e tratam a água por meio de processos físicos e químicos, tornando-a potável, permitindo o abastecimento e consumo pela população. Nas ETAs a água é captada de fontes subterrâneas, superficiais ou desvios de afluentes, passando por diversas etapas de tratamento removendo resquícios físicos, químicos e biológicos que são prejudiciais a nossa saúde, assegurando que as pessoas tenham acesso à água limpa, por meio do saneamento básico.

O saneamento básico é um conjunto de serviços públicos, infraestruturas e instalações operacionais responsáveis pelo abastecimento e distribuição de água potável, bem como o recolhimento e tratamento do esgoto, despoluindo a água novamente. Além de ser responsável pela drenagem das águas pluviais urbanas e da limpeza, recolhendo resíduos sólidos. A carência de saneamento básico é uma das maiores causas de poluição dos mananciais, o que torna a água imprópria para o consumo direto.

A realização do tratamento e encanamento de água é fundamental para a saúde da população. Em 2007 a lei nacional de saneamento básico, estabeleceu diretrizes para o saneamento básico, porém, ainda hoje grande parte da população ainda não tem acesso ao serviço.

A ETA Vargem Grande é uma das mais modernas do Estado de São Paulo. Foi inaugurada em 2018, captando água na represa Cachoeira do França em Ibiúna. A vasão de água retirada passa por 50 km de distribuição até chegar à ETA Vargem Grande, que hoje abastece moradores das cidades de Barueri, Carapicuíba, Cotia, Jandira, Itapevi, Osasco, Santana de Parnaíba e Vargem Grande Paulista.

Durante a visita, teremos a oportunidade de conhecer os reservatórios de água e acompanhar as etapas de tratamento, que seguem padrões estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), tratando cerca de 3.500 litros de água por segundo, sendo uma grande experiência para os alunos, especialmente por apresentar uma ótica mais ampla sobre a importância dos recursos hídricos, o meio urbano, a natureza e o consumo consciente da água.

Biologia, Ecologia, Física, História, Matemática, Química e Sociologia.

DISCIPLINAS ABORDADAS: 

Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Superior.

NÍVEL:

bottom of page